Geral
SUÇUARANA
Moradores relatam o aparecimento de onça no Conjunto Lousinho Monteiro
Representantes de órgãos ambientais orientam que as pessoas acionem as autoridades e não ataquem o animal
Da Redação - 17/11/2018
Foto/ Portal O Povo
Onça foi vista durante a madrugada

Nas últimas semanas uma visitante inesperada tem sido vista com frequência e assustado moradores do Conjunto Habitacional Lousinho Monteiro, localizado na PI 375, que liga Picos ao município de Santana do Piauí, na altura do Povoado Gameleira dos Galdinos.

Conforme informação da moradora, Elisandra da Silva, que reside na Rua Lírio, Quadra K, uma onça parda, que também é mais conhecida como suçuarana, está rondando no bairro durante a madrugada.

“A gente estava fechando o bar por volta de uma hora da manhã, aí a gente deixa a cachorra sempre amarrada aqui fora aí eu saí pra ver a cachorra e quando olhei na calçada da vizinha tava [a onça] [...] daquelas vermelhas novinha e estava se lambendo”, relatou a moradora em entrevista a rádio Cidade Modelo FM.

O Tenente, Hamilton Lemos, da Unidade do Corpo de Bombeiros de Picos, explicou a mesma emissora de rádio, que a onça suçuarana é um animal de hábitos noturno e bastante agressivo.

Ele também pediu que as pessoas que avistaram o animal entrem em contato com a Unidade do Corpo de Bombeiros para prestar mais informações para que assim a corporação em parceria com órgãos como o Ibama, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) e o 3º BEC (Batalhão de Engenharia de Construção), possa tentar capturar o animal e removê-lo para outro local mais seguro.

O fiscal ambiental da secretaria de Meio Ambiente, Vilmar Santos, disse que é muito comum em Picos o aparecimento de animais silvestres na zona urbana como, por exemplo, raposas, mas essa foi a primeira vez que o órgão soube da presença de uma onça próximo a moradias.

“Ele está se aproximando da população não é a toa há motivos para isso [...] pode ser por causa das queimadas ou pode ser também por causa do despejo irregular de carcaças de animais ou lixos domésticos”, colocou o fiscal em entrevista a Cidade Modelo.

Vale lembrar que próximo ao Cojunto Habitacional Lousinho Monteiro existe uma extensa área de matagal.

Facebook
Publicidade