Municípios
SAÚDE
Alagoinha do Piauí realiza 1ª Plenária Municipal de Saúde
Evento teve como tema: Democracia e Saúde
Da Redação - 20/04/2019
Foto/ Cidades na Net
Prefeito, Jorimar Rocha (PT), participou do evento

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (11), com início às 08h, no Fórum Municipal, localizado na rua dos Três Poderes, em Alagoinha do Piauí, a 1ª Plenária Municipal em Saúde, com tema: Democracia e Saúde.

Dois Palestrantes conduziram a Plenária de Saúde: a enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Francidaves Sá, que  apresentou a situação de saúde de Alagoinha e o enfermeiro e coordenador da Atenção Básica de Jaicós, Kainã Mendes,  que ministrou palestra em torno do tema central.

Na apresentação do município, Alagoinha do Piauí possui 7. 526 habitantes, de acordo levamento em 2017. Desse total, 44,2% reside na zona urbana e 44, 8% são residentes na zona rural. A população do sexo masculino compreende 3,478 habitantes. Já a população feminina é composta por 3,424 mulheres.

A palestrante e enfermeira, Francidaves Sá, explanou no momento da palestra que tratou como tema “Análise da Situação de Saúde em Alagoinha do Piauí – PI: Desafios para melhoria do acesso e consolidação do SUS eficiente”, apresentando como a saúde do município é composta.

“O Sistema de Saúde de Alagoinha do Piauí é composto por 06 Unidades Básicas de Saúde, formada por 04 equipes de Estrategia de Saúde da Família trabalhando com 01 Núcleo de Apoio à Saúde de Família (NASF) modalidade tipo 2 e a Unidade Mista de Saúde Salomão Caetano”, apresentou.

São ofertados os seguintes tipos de serviços de saúde no município: consultas, médicos, enfermeiros, dentista; visitas domiciliares; exames de prevenção; pré-natal; testes do pezinho; imunização; próteses; escovação supervisionada; extração, restauração, limpeza dental;  coleta de material para exames laboratoriais; hiperdia; puericultura; tabagismo; testes rápidos; feira anual de saúde; palestras educativas; janeiro branco; setembro amarelo; outubro rosa; novembro azul; semana da amamentação; semana do bebê; campanha vacinal antirrábica; mutirão da dengue; farmácia básica; PSE – Programa Saúde na Escola e consultas especializadas.

As principais atividades realizadas pelo NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família II são: acolhimento; apoio com nutricionista; apoio com assistente social; apoio com a psicóloga; apoio com as fisioterapeutas (02) Projeto viver Bem – Capoterapia dos Idosos e Projeto Passo a Frente.

Durante a Plenária foi apresentado dados sobre internações e observações na Unidade Mista Salomão Caetano. Entre os números apresentados no ano de 2018, somam-se 342 internações e 2.394 pacientes em observação. No total geral de entradas registram-se 2.736 entre internações e observações. Dentro desses números foram realizados procedimentos como: internações; observações de 24hs; curativos simples; pequenas suturas; retiradas de pontos; aferição de pressão; glicemia; consultas médicas; lavagem de ouvido; administração de medicamentos injetáveis; oxigenioterapia; monitoramento de diarreias, e outros casos que necessitaram de remoção para a cidade de Picos.

Sobre dados epidemiológicos, o município de Alagoinha registrou vacinação em crianças no 1º ano de vida  equivalente a 98,03%, sendo que a média nacional é de 83% e o ideal recomendado é 94%. A campanha de vacinação na população adulta contemplou cerca de 104%. As  consultas médicas realizadas nas UBS em 2018 foram equivalentes a 4.891. No tocante à imunização, é importante destacar que a vacina antirrábica, com estimativa de 895 animais, imunizou 834 animais.

Logo em seguida, o palestrante,  enfermeiro e coordenador da Atenção Básica de Jaicós, Kaina Mendes, ministrou palestra em torno do tema central.

Após palestra foram levantadas propostas dentro dos 3 eixos temáticos: Democracia e saúde, consolidação do SUS e seu Financiamento adequado, em conformidade com o regimento,  discutindo propostas pertinentes aos três eixos.

A secretária de Saúde, Maria Amélia, considera de suma importância o evento.

“É um momento que serve para traçar estrategias de saúde junto com a população e com isso fortalecer uma gestão de saúde participativa com controle social eficiente”, destaca.

A delegação definida na plenária foi formada por 2 delegados titulares que são: Francidaves Sá e Angerli Sá, juntamente com dois suplentes: Francisca Luanna da Rocha e Celma.

O prefeito Jorismar Rocha, diante do público teceu elogios e agradecimentos pela participação dos servidores, usuários e o povo em geral que mostrou interesse pela causa.

“Venho agradecer pela participação dos que aqui estão presentes porque é um momento que deve ser considerado como ímpar para o nosso município. Momento democrático que visa discutir sobre a situação da saúde e assim levantar propostas para serem apresentadas na Conferência Estadual e Nacional”, destacou agradecendo aos participantes.

Estiveram presentes as seguintes autoridades: o prefeito Jorismar Rocha; Flávio Rocha (secretario administração); Angerli Sá, assistente social e articuladora do Selo Unicef em Alagoinha; Ananias Farias representando a secretária de Assistência Social, Maria de Lourdes; a secretária Municipal de Saúde, Maria Amélia; Rocino Carvalho (secretário de Agricultura); Alan Brito (chefe de gabinete), Tainá Rocha – enfermeira da Estratégia de Saúde da Família representando os profissionais de saúde e a Presidente do Conselho Municipal, a enfermeira, Francidaves Sá; bem como usuários e convidados em geral.

Cidades na Net

Facebook
Publicidade