Municípios
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Saúde realiza abertura da IV Semana do Bebê de Monsenhor Hipólito
Este ano evento tem como tema “Semear na infância um mundo de paz!”
Da Redação - 24/10/2018
Foto/ CG Notícias

A Prefeitura de Monsenhor Hipólito, através da Secretária Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 23, a abertura da IV Semana do Bebê, que tem como tema “Semear na infância um mundo de paz!”.

A IV Semana do Bebê de Monsenhor Hipólito, que segue até a próxima sexta-feira, 26, tem por finalidade tratar das atuais perspectivas da primeira infância na Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura visando o bem estar das crianças hipolitanas.

A solenidade de abertura contou com a presença de várias gestantes, crianças, familiares e comunidade em geral, que atenderam ao chamado e lotaram as dependências do Auditório da prefeitura Municipal, onde o evento está sendo realizado.

Após a composição da Mesa de Honra e execução do Hino Nacional e do Hino Municipal, a palavra foi facultada aos seus componentes.

Primeiro a se pronunciar, o Prefeito Municipal, Dr. Zenon de Moura Bezerra, destacou a importância do evento para o bem estar das crianças hipolitanas. “Tudo que acontece na vida da criança, desde a vida intra ulterina, tem repercussão ao longo de toda a sua vida. Por isso que é importante comtemplar as crianças, do ponto de vista do desenvolvimento social, emocional e cognitivo, para que elas possam crescer em um ambiente saudável e possam trazer a nossa sociedade um maior bem estar e mais perspectiva de vida. Não se pode falar em índice desenvolvimento humano de uma sociedade, de um estado, de uma nação, se a gente não valorizar as crianças. E é justamente isso que estamos fazendo. Já é a 4ª edição que nos comprometemos, que a gente vem trabalhando com esse objetivo”.

“Quero parabenizar e agradecer a todos que estão imbuídos nesse propósito, tanto a Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura, como também todas as famílias, as mães e gestantes aqui presentes, que também são responsáveis pelo desenvolvimento de cada bebezinho. Um abraço a todos e que sejamos felizes eternamente”, concluiu o gestor.

Em seu pronunciamento, a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Joyce Pinheiro Bezerra, falou da alegria de mais uma vez realizar a abertura da Semana do Bebê e destacou a importância do evento para as mães e gestantes. “É um prazer enorme mais uma vez estar realizando a abertura da semana do bebê. Ano passado, a Saúde foi responsável pela abertura e continuamos nesse mesmo ritmo. Estou muito feliz pela presença maciça das gestantes e das mães com seus bebês. É muito bom a gente ver que o nosso trabalho está sendo feito e está sendo correspondido. Aproveitem as palestras, e prestem muita atenção. Tudo que vai ser dito aqui é de muita importância pra quem é mãe e tem o seu filho e também pra quem é gestante”.

Após os pronunciamentos, o Mobilizador Social do Selo UNICEF, Dr. Ulisses de Sá Bezerra, fez a apresentação da IV Semana do Bebê de Monsenhor Hipólito, e logo em seguida, o Prefeito Municipal e a Secretária Municipal de Saúde, realizaram a entrega da Chave da Cidade a Bebê Prefeita, Maria Júlia dos Anjos Fialho, nascida em 11 de outubro de 2018.

Na sequência, o enfermeiro do SAMU de Picos, Alan Alencar, realizou um Workshop sobre primeiros socorros em crianças na fase da primeira infância. Em uma abordagem dinâmica, aliando à teoria a prática, Alan Alencar abordou os principais casos de ocorrências de urgências que acontecem com crianças, que seriam casos de engasgo, queimaduras e acidentes domésticos envolvendo traumas, fazendo com que as participantes interagissem e também fizesse alguns procedimentos de urgência.

Após uma pausa para um Coffee Break, foi realizada uma roda de conversa sobre o Registro Civil. O Mobilizador Social do Selo UNICEF, Dr. Ulisses de Sá Bezerra, apresentou os dados quantitativos de crianças de 0 a 1 ano que possuem Registro Civil e a Advogada e Secretária Municipal de Saúde, Dra. Joyce Bezerra ministrou uma palestra sobre a importância da documentação na efetivação dos direitos e da cidadania das crianças.

Finalizando as atividades alusivas ao primeiro dia da Semana do Bebê, foi realizado o corte do bolo, distribuídas lembrancinhas e realizado o sorteio de brindes para os participantes.

Além do Prefeito Municipal e da Secretária Municipal de Saúde, também participaram a abertura do evento a Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Maria Eneide Modesto Bezerra; os Secretários (as) Municipais Gardênia Maria Bezerra (Educação), Ernandes Bezerra (Cultura), Jocibel Belchior Bezerra (Agricultura), Santynha Bezerra (Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal) e Anderson de Sá (Chefe do Departamento de Esportes); os vereadores, Flávio Rômulo Carvalho dos Anjos (Maninho) e Fábio Bezerra Alves (Fabinho); e a diretora da Unidade Mista de Saúde Emília de Sá Bezerra, Dolralece Bezerra Policarpo.

O evento continua na manhã desta quarta-feira, 24, a partir das 08h00, no Auditório da Prefeitura Municipal, com a Secretaria Municipal de Educação responsável pelas ações a serem desenvolvidas.

CG Notícias

Facebook
Publicidade