Municípios
EDUCAÇÃO
Educação de Geminiano realiza teste de aceitabilidade da merenda escolar
A Secretária de Educação, Érica Carvalho, explicou o objetivo da realização do teste e introduzir novos alimentos como pão, iogurte e sucos diversos de frutas no cardápio escolar
Da Redação - 25/05/2018
Foto/ Reprodução Whatsapp
Equipe multidisciplinar acompanhou o teste

A Secretaria de educação de Geminiano, realizou nesta quinta-feira (24), em escolas municipais, um teste de aceitabilidade da merenda escolar com o objetivo de conhecer a opinião dos alunos sobre o cardápio ofertado.

Participaram da realização do teste a Secretária de Educação, Érica Carvalho, a diretora das escolas, Maria Elisete e a nutricionista que atua no município, Drª. Helionildes Bezerra, que coordenou a aplicação.

A Secretária de Educação, Érica Carvalho, explicou o objetivo da realização do teste. “Estão sendo introduzidos novos alimentos como pão, iogurte e sucos diversos de frutas no cardápio escolar, então, estivemos nas escolas realizando o teste para ver o nível de aceitabilidade das crianças à merenda oferecida e aos novos itens que estão sendo introduzidos. A aceitação de um alimento pelos estudantes é um importante fator para determinar a qualidade do serviço prestado e nosso objetivo é melhorar cada vez mais o fornecimento da alimentação escolar. ” explicou a gestora.

A nutricionista Helionildes Bezerra, disse que o teste é realizado constantemente com intuito de obter segurança com relação ao cardápio oferecido aos alunos. “Estamos fazendo o teste em relação aos alimentos já oferecidos e também a produtos novos que estamos inserindo nesse semestre. O teste é sempre realizado para que possamos ter uma maior segurança com relação ao que estamos oferecendo aos alunos, que seja de acordo com o que eles aceitam” disse.

(Foto/ Reprodução Whatsapp/ Alunos responderam a um questionário)

De acordo com ela, está sendo observado também a recusa dos alunos a alimentos saudáveis, que são necessários para a qualidade da alimentação oferecida. “Estamos observando também os pontos críticos, a não aceitação de alimentos saudáveis. Diante disso, se faz necessário a reeducação alimentar, um incentivo e motivação maior através da educação alimentar, não somente pela oferta, mas também pelo estímulo ao consumo, por ser saudável para eles” explicou.

O objetivo é que até o final do semestre o teste seja realizado em todas as escolas, para que seja obtida uma amostra de mais de 50% dos alunos investigados, para garantir uma quantidade segura de dados para o planejamento  dos próximos cardápios.

De acordo com a nutricionista, o teste está tendo um resultado positivo. “Estamos muito felizes porque os cardápios estão tendo uma boa aceitação, mesmo antes de ser feita a tabulação geral. A maioria está avaliando como “Bom e ótimo” e no item que pede o alimento que eles mais gostam, as crianças querem colocar mais de um e quando se pergunta os alimentos que não gostam, normalmente, eles dizem que gostam de tudo. A aceitabilidade está sendo muito boa e isso é gratificante para nós e nos deixa tranquilos com relação ao trabalho que vem sendo feito com a variedade dos cardápios oferecidos a cada mês” finalizou.

Cidades na Net

Facebook
Publicidade