academia physical

Você está lendo a editoria: Perfil

PERFIL

Cardiologista atenta para os cuidados com o coração

A entrevista da Semana é com o Cardiologista Clodoaldo Rocha falando sobre os inimigos do coração e cuidados diários

Lana Krisna

02/07/2009

  • Portal O Povo

    clique para ver a foto em tamanho real

    Dr. Clodoaldo Rocha

Portal O Povo: Quais são os principais inimigos do coração?
 
O coração apesar de sempre ser lembrado como uma peça fundamental da emoção, na verdade é uma peça mecânica, uma bomba, e é ele quem faz o sangue circular, mas infelizmente nós o maltratamos. Nosso coração não gosta de estresse, gosta de atividade física, não gosta de fumo, não gosta de bebida alcoólica em excesso, na gosta de peso em excesso. Na vida moderna o fator estresse está sendo importantíssimo para piorar a nossa saúde, ele aumentando a pressão, a freqüência cardíaca e piora o nosso sono, a bebida alcoólica vem sendo usada mais a cada dia para tirar o estresse, e na verdade ela apressa o processo de aterosclerose, que é o envelhecimento dos vasos e do coração. Alimentos enlatados, industrializados também apressam processo de envelhecimento, aumentando o peso nós não conseguimos aumentar a quantidade de sangue circulando, o que pode causar um infarto, doença que mais mata mundo
 
 O sedentarismo é um risco?
 
Antigamente morávamos em zonas rurais e caminhávamos muito, andávamos de bicicleta, hoje moramos em áreas urbanas, temos uma moto, um carro para ir a qualquer lugar, usamos o telefone para resolver tudo e andamos muito pouco, o que termina acarretando problemas de saúde para o nosso coração. O sedentarismo tem que ser combatido com atividades físicas dentro das suas limitações, se você é jovem, pratique esportes, se você já tem certa idade faça hidroginástica, academia, caminhada ou pelo menos uma volta no quarteirão.
 
Quais cuidados devemos ter para manter o coração saudável?
 
Eu costumo dizer que quando a gente vai jogar futebol, tem que marcar o adversário, na cardiologia também é assim. Se você sabe que o aumento no peso vai lhe causar problemas, então você tem que combater isso, alimentos saudáveis, atividades físicas, horários fixos para comer e dormir. Se você sabe que ingerir comidas gordurosas, massas e açucares vão causar problemas para o seu coração, é melhor comer frutas, verduras, trocar o cafezinho pelo chá, leite de vaca pelo leite desnatado. A diabete também é um inimigo do coração, então se você é diabético faça de contas que já tem uma doença no coração. Deixar o cigarro, e a bebida alcoólica, os livros recomendam que a mesma deva ser usada com moderação e que o excesso de álcool é quem causa problemas. Já eu discordo dos livros, quem tem pressão alta e diabetes não deve beber de forma alguma, enquanto se faz um tratamento só com dietas tudo bem, mas a partir do momento em que você começa a usar medicamento deve-se se suspender o álcool imediatamente.
 
 
O que dizer sobre o estresse?
 
A cada dia nós vivemos atrás de sobreviver, procuramos trabalhar um pouco mais para trazer segurança para nossa família, pagar uma boa escola para os nossos filhos e esquecemos-nos de dizer às pessoas queridas o quanto as amamos, deixamos de visitar os nossos pais, a família que mora no interior, em fim, o estresse está fazendo com que nos esqueçamos de ser feliz. Ser feliz não é ter dinheiro, é tentar viver a vida baseada em Deus, Família e Trabalho, quando fugimos essa linha a tendência é que soframos mais. Se você direcionar sua vida dessa forma será mais difícil ter uma doença cardíaca, agora tem o fator genético que não depende da pessoa, se seus pais forem hipertensos, diabético, cardíacos, infelizmente existe uma grande chance de desenvolver essas doenças, então antes de desenvolver a saída é se prevenir.
 
Alguns sintomas que passam despercebidos podem indicar uma doença grave?
 
As pessoas sempre esperam sentir alguma coisa muito séria para procurar um cardiologista, não espere ter uma morte súbita. Eu oriento que criem o hábito semanal de aferir a pressão arterial e dar uma olhada no seu peso. Se o  peso está subindo de uma forma rápida, e a sua pressão começa a subir, procure o cardiologista imediatamente. Alguns sintomas precisam ser observados com cuidado, como a palpitação, a dor no peito que pode ser causada por problemas na coluna ou ansiedade, o estresse e depressão também causam aperto no peito, e existem as doenças mais graves como o infarto e angina que iniciam com dor no peito. O cansaço também precisa ser estudado, para saber se se trata de um problema pulmonar ou cardíaco, o edema nos membros inferiores, que é o inchaço nos pés, pode ser causado por pressão alta, aumento no peso, doença nos vasos e alterações na tireóide. Tontura e desmaio que freqüentemente estão associados a alterações de pressão e as arritmias estão ligadas a infartos, AVC embolias e a morte súbita.
 
 
Para quem pratica esporte ou vai começar a malhar, quais são os cuidados e exames que devem ser feitos com antecedência?
 
Há alguns anos atrás, tivemos um exemplo chocante, que foi o fato do jogador Serginho do São Caetano ter infartado em um jogo contra o São Paulo. O caso dele trata-se do melhor atendimento dentro de campo até hoje já visto, e ainda assim deixou a desejar. Na verdade o mundo ainda não está preparado para tratar atletas, pois os mesmos se julgam com muita saúde, e evidentemente têm, mas existem as surpresas como o caso desse jogador. Uma pessoa que for praticar atividade física regular, principalmente a competitiva, como futebol, voleibol, natação, deve procurar um médico. A pessoa ao se dirigir a uma academia deve reconhecer as suas limitações físicas e de saúde, aqueles com problemas ósseos não podem fazer atividades de impacto, aqueles que têm insuficiência cardíaca não devem fazer movimentos rápidos, aqueles que já passaram por re-vascularização não podem fazer um exercício muito intenso, e os que têm arritmia cardíaca não podem ,por exemplo, praticar natação. Se a pessoa é um atleta profissional deve fazer exames físicos regulares, e não só durante a troca de clubes. Já tivemos alguns jogadores da SEP que fizeram os exames, e nenhum problema acusado, mas os sintomas simulavam uma doença cardíaca. Então se você pretende praticar atividades físicas, antes procure se informar se o seu organismo está preparado para aquilo.
 
As doenças do coração podem ser hereditárias?
 
Antigamente a medicina separava muito doença hereditária e não hereditária, hoje com os estudos quase 100% das doenças são hereditárias, por isso preste atenção nas doenças que afetam a sua família, de que forma faleceram as pessoas mais velhas. Se já existir um histórico de doenças cárdicas não     peca tempo, se cuide desde jovem, faça um check-up anual, e à medida que forem aparecendo problemas, o seu médico vai orientando os melhores procedimentos. A hereditariedade está presente em todas as doenças.
 
As crianças também estão sujeitas, quais as dicas e cuidados para descobrir uma doença tempo de salvá-las?
 
A criança tem um ponto crítico que é ao nascer, quando o bebe está na barriga da mãe em formação existem uns furos no lado direito e esquerdo do coração e à medida que a criança nasce e vai se desenvolvendo, os furos vão fechando. Algumas ainda nascem com eles abertos, outras vão fechando aos pouco sem que a família ou médico perceba, mas em alguns casos eles permanecem abertos, precisando de tratamento. Se a criança tem falta de ar, cianose nos dedos, que é a ponta dos dedos roxa, ou lábios roxos principalmente ao chorar, ou se a freqüência cardíaca acelerada demais é preciso procurar o médico, por que algumas doenças que nascem com a criança,precisam ser operadas com urgência. Com as crianças mais velhas, depois de 6, 7 anos de idade, é preciso ter atenção para saber se a mesma não suporta grandes atividades físicas, e descobrir se a mesma não gosta ou não consegue praticar por questões de saúde. É preciso tomar cuidado com crianças que apresentam desmaios, ou sensação de desmaio durante os exercícios físicos, as vezes é uma combinação errada entre exercício e alimentação, como também pode ser um problema cardíaco, se a criança não está crescendo normalmente também deve ser acompanhado por um pediatra, por que problemas cardíacos atrapalham o crescimento.
 
O que é uma taquicardia?
 
A freqüência cárdica normal do ser humano adulto é de 50 a 100 batimentos por minuto, uma freqüência menor é chamada de bradicardia, comum em grandes atletas ou pessoas mais calmas ao dormir. Já a taquicardia acontece quando a pessoa tem mais de 100 batimentos por minuto, o que pode ser normal quando se faz uma atividade física, e pode estar presente no momento de uma raiva, uma ansiedade, ou nos casos de tireóide e doença cardíaca, então se você sente com freqüência a taquicardia ou palpitação deve procurar o cardiologista
 
Como devemos proceder quando presenciamos um ataque cardíaco?
 
Se a pessoa refere mal estar, ou não se sente bem, mesmo não estando desmaiada, a reação pode ser um ataque cardíaco. A primeira coisa que se deve fazer é pedir ajuda, porque sozinho não pode fazer nada. Se a pessoa está desmaiada você pode deitá-la de lado, algo simples e que vai evitar que a mesma morra sufocada pela própria língua, ou por secreções e vômito. A massagem cardíaca pode ser feita por alguém que tenha experiência. Nos casos onde a pessoa está passando mal e ainda lúcida, o ideal é tentar tranqüilizá-la até que chegue um transporte médico. Essa história de cheirar álcool, tomar chás não é indicado, procure logo um atendimento, e lembre-se que o melhor médico é aquele que está mais próximo, não adianta tirar a pessoa para centros médicos sem saber se a mesma suporta uma viagem, passe antes no médico do local pra ele tomar os primeiros cuidados, e depois se for necessário enviar para um centro de referência.
 
 
A partir de qual idade devemos ter mais cuidado com o coração?
 
As doenças cardíacas estão mais ligadas à idade, eu costumo dizer que a doença que mais mata é a idade e depois as doenças do coração. Então a medida que se aumenta idade, aumenta a freqüência das doenças. Eu indico que independente da idade as pessoas façam um check-up anual, principalmente aquelas que já têm um caso na família, estas devem fazer a consulta com mais freqüência e os exames mais detalhados.
 
Finalizar mensagem do Dr. Clodoaldo Rocha:
 
A mensagem que eu tenho é que antigamente as pessoas morriam de doenças infecto-contagiosas, com o surgimento dos antibióticos isso mudou, no século XX as pessoas passaram a morrer de doenças cardíacas, e no XXI as doenças que crescem são o estresse e a depressão, que terminam interferindo nas doenças cardíacas. Por isso, não deixe a sua vida se tornar algo incontrolável, torne hábito viver feliz, viva com responsabilidade, cuide da sua saúde, do coração e não esqueça que a base da vida é Deus, Família e Trabalho.

Envie um comentário para a matéria

O PORTAL O POVO não se responsabiliza pelas mensagens postadas como comentário das notícias, sendo estas de sua inteira responsabilidade, podendo, quando julgar algum comentário inadequado, inativá-lo ou excluí-lo de sua base de dados.




Comentários desta matéria:

aline aln_kiss_love@hotmail.com 13/08/2014 12:23:46

Ótima matéria, nos ajuda a esclarecer bastante pontos sobre cuidados com coração.

ines ines_colissi@hotmail.com 10/07/2014 17:49:02

gostaria de saber se lábios roxos indica alguma doença cardíaca!! pois começei a notar isso em mim há mais ou menos dois meses..

ines ines_colissi@hotmail.com 10/07/2014 17:46:29

gostaria de saber se lábios roxos indica alguma doença cardíaca!! pois começei a notar isso em mim há mais ou menos dois meses..

lucia lumery2008@hotmail.com 09/04/2014 01:05:21

adorei o comentario,me ajudou muito,parabens.que Deus continue te abençoando,e te iluminando.

luciana lucianasilvaata@gmail.com 22/01/2014 22:26:45

andei de bicicleta na academia e meus batimentos cardiacos chegaram a 190,será que eu nao posso praticar exercicios físicos?

Maria Roberta Leite de Assunção roberta_leite_line@hotail.com 22/08/2013 23:29:11

obrigado pelo seus esclarecimento, me ajudou bastante pois sou portadora da arretimia cardiaca, amei a frase Deus,familia e trabalho.Deus continui te abençoando,

Maria Julieta Salgado Bernardino majubernardino@hotmail.com 20/02/2013 09:49:18

Obrigado pelos esclarecimentos foram úteis e de fácil compreensão. Gostei muito de sua base de vida: Deus, família e trabalho!

fátima mdef_@hotmail.com 19/10/2011 10:28:42

Eu amei todas as dicas, alerta,e cuidados q devemos ter...! q o senhor continue abençondo Dr.Clodoaldo Rocha e lhe usando para ajudar..o ser humano..pq nós precisamos msm de mtos cuidados..obrigada!

Jean Felipe Koike de Oliveira jeankoike.flp@hotmail.com 03/05/2011 23:04:05

oooiiiiiiiiiiii dr clodoaldo sou jovem tenho 10 anos e estou usando este site para lições da escola pode?? adorei seu texto aposto o que vou tirar um 10 com esse texto. Tchauuuu!!!!! e boa sorte dr.crodoaldo

rafaela rafaela.r@hotmail.com 26/10/2010 15:56:18

que texto grande em

tallita tallita.gata_100%@hotmail.com.br 21/10/2010 08:53:18

eu de sabe sobre os cuidados do coração

joana silva timm jessima@bolll.com 05/08/2010 20:43:39

oiiiiiiiiiiiiiiiii dr.: td bem??? sou jovem tenho 12 anos e estou usando este site p/ trabalhos escolares tchau e boa sorte na sua carreira de dr.: tchaaaaaaaaaaaaau!!!!!!!!!

denise maria da silva peretti deniseperetti1@hotmail.com 21/06/2010 07:48:27

Adorei sua mensagem.Minha amiga esta na uti por motivos cardiacos.Foi então que li a mensagem.Parabens.Abraços....

Marcelle Sena Gil marcelle.barbie@bol.com.br 09/09/2009 18:53:25

Pessoal nós temos que se concientizar com isso e ter muitos cuidados com o nosso corpo . Te Amo Jonathan ♥

Ana Maria amariaa@hotmail.com 03/07/2009 16:21:34

OLá Dr. Clodoaldo, ao dormir sinto dormência nas mãos, e nas pontas dos dedos, isso pode indicar um problema cardiáco? obrigada

Dagoberto Filho dagoberto-filho@bol.com.br 02/07/2009 17:49:47

srª Clara,meu irmão Clodoaldo não tira não é só um tempinho para a família,ele sempre teve tempo,ação e amor incondicional a nossa família.Sabe conciliar o trabalho e está presente na família.Quem dera se todas as famílias tivessem uma pessoa como o Dr.Clodoaldo.Abraços e votos de felicidade.

Dagoberto Filho dagoberto-filho@bol.com.br 02/07/2009 17:36:41

Srª Clara,obrigado por achar meu irmão um excelente profissional.Eu como irmão mais velho sou testemunha ocular que meu irmão Clodoaldo além de temente à Deus,sempre foi presente na nossa família,não só em palavras mas traduzindo no melhor sentindo de ser um ótimo filho,irmão,esposo e pai presente.Para te ser sincero melhor não existe, pode se chegar até ao nível dele.O melhor testemunho éo do nucleo celular famíliar principal. Olhas teu coração e tua família tb.Jesus te Ilumine.

PAULO HOLANDA pauloholanda27@hotmail.com 02/07/2009 17:21:47

Gostei Muito Da Matéria !! Parabéns ao Portal e o Dr.Clodoaldo Rocha. Obs:Vcs Deveria Publicar mais Matérias Como Essa (inovadora) Essa é a Responsabilidade Social do Portal O Povo !!

Clara clara@hotmail.com 02/07/2009 14:46:18

Parabéns Dr. você é mesmo um médico espetacular...Adorei essa entrevista. Quando vc fala sobre "a base da vida é Deus,família e saúde",você tira um tempinho para sua família?Ou fica mesmo só nas palavras?

Outras desta mesma coluna:

05/11/2014 Conheça a jovem Geane Morais

17/10/2014 Conheça a bela Marianne Bertine de Carvalho

01/10/2014 Conheça a beldade Ingridy Carla

12/09/2014 Conheça a Garota Macrorregião 2014

10/09/2014 Garota Macrorregião representa o Piauí em Concurso Nacional

04/08/2014 Artista plástica e pintora picoense é destaque internacional

10/07/2014 O perfil dessa semana é com a bela Mayara Martins

23/06/2014 Entenda como a prática de exercícios colabora para saúde e boa forma

05/06/2014 Conheça um pouco da Miss Piauí 2014

08/05/2014 Conheça a jovem Amanda Carvalho

24/04/2014 Conheça a Miss Picos Flávia Fernades

03/04/2014 O perfil dessa semana é com a jovem Rhuanne Santos. Vale a pena Conferir!

21/03/2014 O perfil dessa semana é com a bela Loysa Vasconcelos

21/02/2014 Conheça um pouco de Emanuelly Rodrigues

01/02/2014 Conheça Clissya Maria

Todas desta coluna

© 2008-2013 Portal O Povo - Todos os direitos reservados.

Somente os artigos não assinados são de responsabilidade deste portal. Os demais, não representam necessariamente a opinião desta editoria e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Aroldo Santos - Soluções web